As plantas são uma excelente forma de ajudar a transformar a energia das nossas casas ou locais de trabalho.

Existe toda uma vida secreta a acontecer dentro das plantas, um micro mundo com inteligência própria e com muitos benefícios ocultos. É necessário que compreendas estes seres, não só para que eles te ajudem melhor, mas também para que os saibas escutar.

A ciência diz-nos que – ao contrário de nós – as plantas produzem o seu próprio alimento para que se mantenham vivas. A fotossíntese é o processo que ocorre no interior da planta e que lhe permite transformar e produzir a sua própria energia. Além disso, este processo desempenha também um papel importantíssimo para a limpeza e purificação do ar do nosso ambiente. Inclusivamente há estudos feitos pela NASA sobre esta matéria uma vez que as plantas são usadas no interior das cápsulas espaciais para renovar a energia.

Mas as plantas são muito mais do que isto. Desde a ancestralidade que elas são procuradas pelos seus poderes medicinais, não só para curar pessoas, mas também para curar espaços.

Para além das suas propriedades curativas elas têm um espírito próprio que se pode sentir, com quem se pode comunicar e que se deve respeitar. Felizmente tenho tido a oportunidade de conhecer cada vez mais pessoas e espaços que respeitam e trabalham em sintonia com as plantas e os reinos naturais. Este compromisso diário de comunicação com a inteligência da natureza resulta em jardins extraordinários, desenvolvidos muitas vezes em locais pouco prováveis.

De acordo com o feng shui, a energia das plantas distingue-se pela forma das suas folhas e pela forma como crescem, associadas aos 5 elementos – água, árvore, fogo, solo e metal. Mas eu acredito que a compreensão e comunicação com estes seres misteriosos e sábios consegue transcender estas teorias.

Para além de embelezarem e darem vida aos ambientes, as plantas têm inúmeros benefícios ocultos. Fiz uma lista de 7 motivos que te podem ajudar a considerar teres mais plantas em casa:

1º Limpam e purificam os espaços

Como seres vivos que são, as plantas trazem vida aos espaços que habitas e filtram o ar das substâncias tóxicas, tornando o teu ar mais respirável e mais claro. Podes começar por colocar algumas plantas perto do teu computador, televisão ou gadgets para filtrar a energia eletromagnética que aqui gravita, tais como o Lírio da Paz ou a Hera.

2º Ajudam a conectar com os reinos naturais

Com elas podes sintonizar-te com os ciclos naturais de crescimento e simular a sensação de estares no meio da natureza, em permanente contacto com o seu espírito e com a Mãe Terra, a partir da tua casa.

3º Têm poderes curativos

Algumas plantas são usadas para curar problemas de saúde ou aliviar dores, servindo como alternativa aos medicamentos. O Aloe Vera, por exemplo, era chamado pelos egípcios como a “planta da imortalidade” e hoje em dia é conhecido pois tem inúmeras propriedades benéficas para a saúde e para a beleza.

4º Minimizam as alergias

É sabido que algumas plantas ou flores podem causar alergias, principalmente na primavera, mas felizmente também há outras cujas folhas absorvem as partículas alergénicas do ar e em pouco tempo podem ajudar a eliminar boa parte das toxinas dos teus ambientes, tais como os Clorofitos.

5º Protegem das energias negativas

A Espada de S. Jorge e a Arruda, por exemplo, são plantas fortes que podem ajudar-te a proteger e a limpar as energias mais densas dos teus espaços.

6º Ajudam a sintonizar intensões

A tua energia e intensões são fatores determinantes para trazeres à tua vida o que realmente queres criar para ti. Simbolicamente o Bambu associa-se à sorte, força e flexibilidade, a Crássula Ovata ao dinheiro, a Laranjeira à abundância e as Peonias ao amor.

7º Equilibram e transmutam a energia

As plantas podem ajudar-te – e muito – a suavizar tudo o que produz uma energia instável em tua casa, tais como as esquinas cortantes, as vigas pesadas, os tetos baixos, as colunas voláteis ou os cantos estagnados. Coloca plantas altas nos tetos inclinados ou nas vigas para ajudar a compensar o peso simbólico. Se souberes o mapa energético da tua casa (consultas presenciais), as plantas podem ser usadas como ferramenta de feng shui para transmutar e equilibrar a energia permanente ou ciclíca da tua casa.

Por fim, qualquer que seja a planta que escolhas para a tua casa lembra-te de remover rapidamente as folhas que estão secas ou mortas pois elas representam energia estagnada. Comunica com as tuas plantas e certifica-te que as manténs saudáveis e exuberantes da mesma forma que queres que a tua vida aconteça.

Tal como cuidar de animais, cuidar de plantas eleva a nossa energia e torna-nos mais conectados à nossa essência.

Se procuras um estudo mais profundo sobre a energia da tua casa para te ajudar a sintonizar com o teu equilíbrio e vitalidade, vê mais sobre as minhas consultas presencias.

 

OUTRAS FORMAS DE TRABALHAR COMIGO