Em todas as civilizações a cozinha é uma das divisões mais importantes da casa. É um lugar sagrado, um útero criativo, um espaço de alquimia onde se transformam os alimentos que vão nutrir toda a família.

E a alma da cozinha reside no frigorífico, na minha opinião. É lá que se guarda grande parte dos alimentos que vão ser transmutados na energia que nos dá vida.

Quem já sentiu a alma revigorada após encher o seu frigorífico? Como que por magia, a porta está fechada, não se vê o que contém, mas sente-se a energia da nutrição só pelo simples fato de sabermos que está cheio. Verdade?!

Abrir um frigorífico pode revelar muito sobre uma pessoa, sobre o seu nível de auto-amor ou sobre a fase da vida em que se encontra.

Se um frigorífico estiver demasiado vazio revela alguma escassez, preguiça ou que a pessoa não come em casa.

Se tiver muita comida congelada, demasiados frascos de molhos ou fast food pode não ter tempo para cozinhar. E terá tempo para si?

Se for demasiado cheio revela algum consumismo ou obsessão. E se vier a precisar?

Se tem alimentos frescos e saudáveis pode revelar as dietas ou, na melhor hipótese, o seu nível de auto-cuidado.

Melhorar a nossa relação com o nosso frigorífico significa melhorar a nossa relação com a comida e com todos os habitantes a partir da forma como nutrimos os outros e principalmente a nós próprios.

De acordo com o Feng Shui o equilíbrio é a chave. Um frigorifico demasiado vazio pode ser sinónimo de escassez. Mas demasiado cheio, principalmente com alimentos que não se consomem, é sinónimo de desperdício e pode criar uma energia estagnada… ou mesmo estragada se estes estiverem fora de prazo. Por isso:

Mantém o equilíbrio e tudo limpo.

Coloca à frente os alimentos mais perto do fim de validade e vai verificando com frequência.

Come primeiro todos os alimentos que ainda tens antes de voltares a comprar mais. Faz regularmente um convívio entre amigos para te ajudarem neste processo ao mesmo tempo que partilhas bons momentos e te divertes.

 

Procura ter no teu frigorífico alimentos que promovam uma vida

equilibrada e saudável. Encontra o teu prazer nos alimentos e disfruta

desta experiência diariamente com os teus 5 sentidos. Nutre-te a partir

da alma do teu frigorífico.

Vou explorar este e outros temas no Retiro Detox do Corpo e da Casa em colaboração com a querida Dinamene Oliveira – enfermeira, consultora de nutrição, especialista em raw food e professora de Yoga. VÊ AQUI todos os detalhes sobre este retiro a acontecer em Maio.

OUTRAS FORMAS DE TRABALHAR COMIGO

error: Content is protected !!