O Natal aproxima-se e as dúvidas sobre o que oferecer começam a estar na ordem do dia, e isto fez-me questionar sobre o ato de dar presentes vs ser presente. Todos adoramos receber presentes, mas adoramos ainda mais quando sentimos o amor e a presença de quem nos oferece.

A produção em massa acabou por nos retirar do cenário este tempero mágico de dar presentes. Vivemos numa sociedade patriarcal em que somos impulsionadas a TER coisas, a comprar e acumular bens materiais e assim a buscar um estilo de vida insaciável. O TER é uma ilusão, é efémero, esgota-se nele próprio, alimenta-se dele próprio e acabamos por nos exigir inconscientemente TER sempre mais.

Esta necessidade de TER ou dar coisas porque um dia podem ser vir a úteis está-nos entranhada nas células e vem da nossa ancestralidade, de uma época em que a comida e as ferramentas eram escassas e era preciso reservar por uma questão de sobrevivência.

Na minha opinião o TER não está de todo errado, só não deve é servir para preencher um vazio e sim para nos trazer as experiências que a nossa alma deseja e precisa para se poder cumprir plenamente.

O ato de presentear não tem de ser uma simples formalidade e pode ser transformado num momento de conexão, tanto para a pessoa que dá como para a pessoa que recebe.

Cabe-nos a nós resgatar o poder de SER e vez de TER e de colocar em cada oferta uma intenção que celebra um momento de união, de amizade ou de amor.

O SER liga-se com o nosso lado feminino e ensina-nos a estar presente com inteireza para cada momento, em cada relacionamento, em casa ou no trabalho, nas pequenas ou nas grandes coisas, no dia-a-dia ou nas celebrações.

Costumo ensinar nos meus workshops que o primeiro passo para um bom feng shui começa sempre com a consciência sobre o que SER e o que TER.

Desde há uns anos para cá que escolho oferecer Feng Shui às minhas pessoas para que também elas possam sentir na pele a magia desta arte e desfrutar verdadeiramente de uma prenda com significado e com intenção.

A minha sugestão é que antes de comprar pergunta se é útil ou se conecta verdadeiramente com a alma e coração de quem recebe. Nada de prendas só porque sim.

Se estás a pensar dar prendas com significado às tuas pessoas especiais, podes adquirir na minha loja online o Diário Feng Shui Interior para 2019 ou uma análise de Feng Shui.

Estes podem ser os presentes que procuras para nutrir a alma dos teus mais queridos… e ainda evitas as filas e o stress das compras de última hora. Tenho a certeza que não vão haver prendas iguais às tuas.

Os presentes são ótimos, mas o amor é ainda melhor!

Desejo uma feliz celebração!
Mónica

OUTRAS FORMAS DE TRABALHAR COMIGO