As cores emanam uma vibração e energia próprias e, para além da sua função estética, elas promovem sensações no nosso corpo e influenciam o nosso estado de espírito.

Não é por acaso que as marcas usam as cores de acordo com o que pretendem despertar no seu público. Esta foi talvez das coisas que mais me fascinou quando comecei a estudar design há 25 anos atrás, e faz naturalmente parte do meu mundo.

Recordo-me que nos meus primeiros anos de faculdade passava horas infindáveis nas bibliotecas – sim, porque não havia internet 😅 – a estudar amplamente a simbologia das cores e das formas para poder aplicar no meu trabalho e saber exatamente como é que estes aspetos potenciavam determinadas vibrações nas pessoas.

Mas porque as coisas estão todas ligadas e não são diferentes, mais tarde quando aprendi feng shui pude complementar este meu conhecimento sobre as cores com a consciência de criar vidas mais saudáveis através das casas.

Fascina-me acompanhar as cores selecionadas anualmente pela Pantone e tenho vindo a reparar que nos últimos anos eles procuram escolher cores que permitam uma experiência de conexão e espiritualidade. Em 2018 a cor escolhida foi o ultra-violeta como uma cor que sugere os mistérios do cosmos, uma cor mágica de altíssima vibração e que tem uma qualidade mística e espiritual associada à cura. Este ano, em 2019 a cor escolhida é o living-coral, uma cor nutritiva, ao mesmo tempo vibrante e sociável, mas também suave e espiritual, que simboliza a busca pela alegria e otimismo, mas também pela conexão e intimidade.

Porque adoro cores e elas fazem parte de mim e do meu mundo, preparei para ti um guia de cores de acordo, não só com o feng shui, mas também com o design para que te possas conectar com a vibração de cada cor e inspirares a tua casa e/ou a tua marca.

AZUL 💦
O azul escuro ou preto estão associados ao elemento ÁGUA que se liga com as profundezas e o inconsciente. São cores frias que transmitem tranquilidade, sabedoria, transparência e elegância. Um ambiente azul ou preto favorece o exercício intelectual e tranquiliza. São cores ideais para espaços ou marcas formais e de prestígio. Em excesso podem trazer sonolência e por isso podem ser combinados com outras cores.
Ex: Nespresso, Channel

VERDE 🌳
O verde está associado ao elemento ÁRVORE que se liga com o florescimento e a iniciativa. É uma cor que transmite esperança, juventude, vitalidade e natureza. Em alguns casos o verde pode associar-se também à cor do dinheiro. Um ambiente verde favorece o florescimento e a frescura e é ideal para espaços ou marcas ecológicas e jovens.
Ex: Herbalife, Greenpeace

VERMELHO 🔥
O vermelho é uma cor quente e está associada ao elemento FOGO que se liga com a paixão e o misticismo. É uma cor que transmite ousadia, sucesso, visão e mistério. Um ambiente vermelho pode ser estimulante e aumenta o calor da pele, mas em excesso traz ansiedade. É a cor ideal para espaços ou marcas ousados que promovem a atividade ou a conexão. Atenção aos ambientes vermelhos pois em excesso esta cor pode ser demasiado ativa, especialmente quando usada nos quartos, mas claro, tudo depende sempre do objetivo.
Ex: Coca-Cola, Nintendo

AMARELO 💛
O amarelo é uma cor quente e está associada ao elemento SOLO que se liga com estabilidade e otimismo. É uma cor que transmite descontração, alegria, concentração e vivacidade. Um ambiente amarelo favorece o apetite e a alegria. São cores ideais para espaços ou marcas criativas mas estáveis. Em excesso pode provocar distração.
Ex: Ikea, MacDonalds, PostIt

PRATEADO 💎
O branco, prateado ou dourado são cores que estão associadas ao elemento METAL que se liga com clareza e prestígio. São cores que transmitem frescura, determinação ou luxo. Um ambiente branco proporciona frescura e aumenta o espaço. Um ambiente prateado ou dourado transmite magnificência. São cores ideais para espaços ou marcas de luxo ou relacionados com a saúde. Em excesso pode dar a sensação de frieza, vazio ou impessoalidade, por isso pode ser combinado com outras cores.
Ex: Rolex

Este é um pequeno guia de cores que vos disponibilizo com base nas principais cores. Há com certeza um mundo de cores que podem ser usadas e basta por isso mudar um tom para que a cor assuma outra vibração ou simbologia. Tanto para as casas como para as marcas a escolha das cores vai depender de muitos aspetos e poderá ser preciso fazer uma análise detalhada tendo em conta a vibração da pessoa, do espaço ou do que se pretende potenciar, por isso vale sempre a pena solicitar uma consulta personalizada.

OUTRAS FORMAS DE TRABALHAR COMIGO