Ano do Cavalo de Fogo Yang 2026
Movimento, Revelação e Reset

O Ano Novo Chinês começou oficialmente com a Lua Nova de 17 de Fevereiro, que este ano coincidiu com um eclipse — um símbolo redobrado de mudança e viragem de ciclo.
Em 2026 entramos no Ano do Cavalo de Fogo Yang.
Uma energia de movimento (Cavalo), activada pelo Fogo Yang, que coloca tudo a mexer. O bom e o menos bom. Oportunidades a abrir mas também reset, reformulação de valores, pessoais e do mundo. Não há tempo a perder.
O Cavalo de Fogo Yang traz aceleração nas concretizações, mas também muita revelação. O Fogo é alquimia: transforma, ilumina, expõe.
É uma energia intensa e, por vezes, explosiva. Pode ser propícia a guerras, fúrias, manifestações no colectivo e discussões ou zangas no plano pessoal. O que está escondido tende a vir ao de cima — e rapidamente. A energia tende a estar em brasa.
Este é também um ano de reinícios. O Ano 1 na astrologia do Ki das 9 Estrelas coincide com o Ano 1 da Numerologia, um acontecimento raro. Não há dúvida de que um novo ciclo está a começar mas, para que seja pleno, é preciso deixar morrer o que não está bem.
Esta energia de movimento, revelação e reinício está disponível para todos; cabe agora a cada um de nós escolher como a colocar em prática, na vida pessoal e no mundo.
O que é fundamental neste ano?
- Manter a presença.
- Cuidado com a ansiedade, com o coração e com a aceleração constante.
- Cultivar o discernimento.
- Escutar com o coração.
- Praticar o bem em coerência cardíaca (alinhar o que se sente com o que se pensa e o que se faz).
- Criar uma casa que seja o nosso refúgio de paz – tanto o espaço como as relações.
Compensar com o que nos traz paz é essencial. Criar uma energia de calma e harmonia nas relações. A nossa casa deve ser o nosso refúgio, o nosso centro de equilíbrio no meio da agitação do Cavalo de Fogo Yang.
Cada um de nós deve fazer o que está ao seu alcance para praticar o bem, a calma e a paz no lugar onde está.
Cavalo de Fogo: Qual o signo que brilha e qual precisa de se ajustar?
A Cabra 未 está em harmonia com o Cavalo. Pessoas com este signo tendem a sentir mais fluidez, apoio e oportunidades.
O Rato 子 está em conflito com o Cavalo. Pessoas com este signo tendem a sentir maior tensão, desafios e têm necessidade de maior adaptação. Conflito não é negativo — apenas pede mais consciência e adaptação.
Que o Ano do Cavalo de Fogo Yang seja abençoado para todos.
Com consciência, presença e coração aberto.
Mónica d’Araújo
Fotografia: Jornal do Litoral (Gemini AI)














