Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Em todas as civilizações, e também no Feng Shui, a cozinha é uma das divisões mais importantes da casa. É um lugar sagrado, um útero criativo, um espaço de alquimia onde se transformam os alimentos que vão nutrir toda a família.

É na cozinha que acontece a transformação dos alimentos que nos trazem a saúde e a energia vital que o nosso corpo precisa.

Aqui também está o fogão, que em feng shui simboliza a forma como a energia do fogo entra nas nossas casas. O fogo é um elemento que tem o poder ancestral de gerar sustento, abundância e riqueza para toda a família.

Quando a tua cozinha e a do teu fogão fervilham de força vital, a tua vida pode beneficiar de uma energia poderosa de auto-cura e bem-estar. 

É no frigorífico que se guarda grande parte dos alimentos que vão ser transmutados na energia que nos dá vida. Acredito que também sentes a tua alma revigorada quando enches o teu frigorífico. Como que por magia, a porta está fechada, não vês o que tem dentro, mas sentes a energia da nutrição só pelo simples fato de saberes que está cheio. Verdade?!

Abrir um frigorífico pode revelar muito sobre uma pessoa, sobre o seu nível de auto-amor ou sobre a fase da vida em que se encontra. Se um frigorífico estiver demasiado vazio revela alguma escassez, preguiça ou que a pessoa não come em casa. Se tiver muita comida congelada, demasiados frascos de molhos ou fast food pode não ter tempo para cozinhar. E terá tempo para si? Se for demasiado cheio revela algum consumismo ou obsessão. E se vier a precisar? Se tem alimentos frescos e saudáveis pode revelar as dietas ou, na melhor hipótese, o seu nível de auto-cuidado.

Melhorar a nossa relação com a cozinha significa melhorar a nossa relação com a comida e com todos os habitantes a partir da forma como nutrimos os outros e, principalmente, a nós próprios. Eis algumas sugestões:

1. Mantém o equilíbrio e tudo limpo.

2. Faz uso da tua cozinha o mais possível. Uma cozinha que não é utilizada pode significar recursos inexplorados ou oportunidades ignoradas.

3. Se o teu fogão fica ao lado do lava loiça ou do frigorifico coloca entre eles uma planta ou as colheres de pau de forma a harmonizar o conflito entres estas duas energias.

4. Guarda à frente os alimentos mais perto do fim de validade e vai verificando com frequência.

5. Come primeiro todos os alimentos que ainda tens antes de voltares a comprar mais. Faz regularmente um convívio entre amigos para te ajudarem neste processo ao mesmo tempo que partilhas bons momentos e te divertes.

6. Exibe frutas e flores frescas na tua cozinha.

7. E por fim procura ter alimentos que promovam uma vida equilibrada e saudável. Encontra prazer nos alimentos e desfruta desta experiência diariamente com os teus 5 sentidos. 

Cuida-te com a ajuda da tua cozinha!

Se quisermos ter um relacionamento com o feminino ancestral, precisaremos cozinhar muito.
– Clarissa Pinkola Estes

Artigo para a revista Vento e Água, Feng Shui Lifestyle nº15

Esta é uma revista da qual sou co-fundadora e surgiu com o objectivo de expandir a arte do Feng Shui em Portugal. Está disponível para ser enviada por correio ou em pdf num pack com todas as edições editadas até ao momento. Fala connosco!

Boas leituras!

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme
Background pattern