Em todas as civilizações, e também no Feng Shui, a cozinha é uma das divisões mais importantes da casa. É um lugar sagrado, um útero criativo, um espaço de alquimia onde se transformam os alimentos que vão nutrir toda a família.

É na cozinha que acontece a transformação dos alimentos que nos trazem a saúde e a energia vital que o nosso corpo precisa.

Aqui também está o fogão, que em feng shui simboliza a forma como a energia do fogo entra nas nossas casas. O fogo é um elemento que tem o poder ancestral de gerar sustento, abundância e riqueza para toda a família.

Quando a tua cozinha e a do teu fogão fervilham de força vital, a tua vida pode beneficiar de uma energia poderosa de auto-cura e bem-estar. 

É no frigorífico que se guarda grande parte dos alimentos que vão ser transmutados na energia que nos dá vida. Acredito que também sentes a tua alma revigorada quando enches o teu frigorífico. Como que por magia, a porta está fechada, não vês o que tem dentro, mas sentes a energia da nutrição só pelo simples fato de saberes que está cheio. Verdade?!

Abrir um frigorífico pode revelar muito sobre uma pessoa, sobre o seu nível de auto-amor ou sobre a fase da vida em que se encontra. Se um frigorífico estiver demasiado vazio revela alguma escassez, preguiça ou que a pessoa não come em casa. Se tiver muita comida congelada, demasiados frascos de molhos ou fast food pode não ter tempo para cozinhar. E terá tempo para si? Se for demasiado cheio revela algum consumismo ou obsessão. E se vier a precisar? Se tem alimentos frescos e saudáveis pode revelar as dietas ou, na melhor hipótese, o seu nível de auto-cuidado.

Melhorar a nossa relação com a cozinha significa melhorar a nossa relação com a comida e com todos os habitantes a partir da forma como nutrimos os outros e, principalmente, a nós próprios. Eis algumas sugestões:

1. Mantém o equilíbrio e tudo limpo.

2. Faz uso da tua cozinha o mais possível. Uma cozinha que não é utilizada pode significar recursos inexplorados ou oportunidades ignoradas.

3. Se o teu fogão fica ao lado do lava loiça ou do frigorifico coloca entre eles uma planta ou as colheres de pau de forma a harmonizar o conflito entres estas duas energias.

4. Guarda à frente os alimentos mais perto do fim de validade e vai verificando com frequência.

5. Come primeiro todos os alimentos que ainda tens antes de voltares a comprar mais. Faz regularmente um convívio entre amigos para te ajudarem neste processo ao mesmo tempo que partilhas bons momentos e te divertes.

6. Exibe frutas e flores frescas na tua cozinha.

7. E por fim procura ter alimentos que promovam uma vida equilibrada e saudável. Encontra prazer nos alimentos e desfruta desta experiência diariamente com os teus 5 sentidos. 

Cuida-te com a ajuda da tua cozinha!

Se quisermos ter um relacionamento com o feminino ancestral, precisaremos cozinhar muito.
– Clarissa Pinkola Estes

Artigo para a revista Vento e Água, Feng Shui Lifestyle nº15

Esta é uma revista da qual sou co-fundadora e surgiu com o objectivo de expandir a arte do Feng Shui em Portugal. Está disponível para ser enviada por correio ou em pdf num pack com todas as edições editadas até ao momento. Fala connosco!

Boas leituras!