Como é que a iluminação afeta a vida humana?
A energia do momento revela a luz solar cada vez mais presente, a aumentar a cada dia que passa, e este foi precisamente o meu mote para escrever um artigo sobre a importância da luz nas nossas vidas e da iluminação nas nossas casas.
Já pararam para pensar na qualidade da iluminação das vossas casas ou dos vossos locais de trabalho?
A luz é aquele elemento subtil que acontece nos nossos espaços mas que influência de forma determinante o nosso estado de espírito, a nossa energia e a nossa saúde, no entanto é um fator muitas vezes descurado.
A recomendação principal é que todos os ambientes recebam luz natural uma vez que a energia do sol propicia o nosso bem-estar e as boas energias, e é também uma forma de trazer a natureza para dentro de casa.
A luz do sol é altamente benéfica pois, para além de repor a vitamina D no nosso organismo, ajuda no combate aos ácaros, às bactérias e às energias nocivas, para além de desumidificar e aquecer os ambientes.
Mas porque não há dia sem que haja noite, há momentos em que a luz artificial é imprescindível para a nossa vivência dentro de casa. Não só porque é uma das harmonizações tradicionais usadas em Feng Shui para equilibrar os ambientes, uma vez que tem o poder de ativar o chi, mas também porque nos é útil por muitos motivos.
A luz tem de facto o poder de transformar um espaço!
Para a escolha de uma iluminação saudável para as nossas casas deve ter-se em conta os seguintes fatores:
›› COR
O espectro é um dos principais fatores a ter em conta na escolha de uma iluminação saudável para as nossas casas, uma vez que diferentes vibrações produzem diferentes sensações, emoções e energias.
›› SAÚDE
A escolha da qualidade das lâmpadas é de extrema importância uma vez que a maior parte delas contém produtos tóxicos na sua composição, sendo que já existem algumas soluções no mercado mais favoráveis neste aspeto.
›› EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
É muito importante evitar desperdícios desnecessários obviamente, contudo há que ter em atenção pois algumas destas lâmpadas são constituídas por materiais que podem afetar o bem-estar das pessoas mais sensíveis.
Como vêm, o tipo de iluminação interfere de forma determinante no nosso estado de espírito e na nossa energia. Aqui ficam as diferenças entre os diferentes tipos de luz e a energia que cada um produz:
›› LUZ FRIA OU FLUORESCENTE
Tem uma energia muito agressiva que afecta a nossa saúde e a saúde dos nossos ambientes. Pode causar cansaço físico, vista cansada, lentidão e fadiga. As luzes fluorescentes piscam com frequência e o nosso cérebro sente este efeito, mesmo que o nosso olhar não o capte, pelo que também pode causar dores de cabeça.
›› LUZ NATURAL OU ESPECTRO TOTAL
A luz do sol ou as lâmpadas com luz do sol ou espectro total trazem sempre maior clareza aos nossos espaços, às nossas vidas, e promovem também as boas energias e ambientes mais saudáveis.
›› LUZ DE ESPECTRO AMARELO
Trazem maior conforto, aconchego e propiciam maior equilíbrio aos nossos ambientes. Para a criação de um espaço mais harmonioso e saudável recomendo absolutamente a luz solar, as lâmpadas de luz natural ou de espectro total ou amarelo.
›› VELAS
São óptimas para criar um ambiente amoroso, intímo e também para relaxar.
O Fogo é um elemento natural, que pode e deve ser trazido para os nossos ambientes, e que promove também a união e a intimidade.
Uma vez que a luz e o escuro andam sempre de mãos dadas, não podia deixar de vos falar também sobre os benefícios da escuridão pois esta convida-nos à quietude e promove principalmente o nosso repouso absoluto e a regeneração da nossa energia vital. Daí ser aconselhável para a nossa saúde e bem-estar dormir num ambiente totalmente escuro.
Vale a pena analisar a qualidade da iluminação dos vossos ambientes e fazer opções por uma vida mais saudável.
Artigo para a revista Vento e Água, Feng Shui Lifestyle nº4
Esta é uma revista da qual sou co-fundadora e surgiu com o objectivo de expandir a arte do Feng Shui em Portugal. Está disponível para ser enviada por correio ou em pdf num pack com todas as edições editadas até ao momento. Fala connosco!
Boas leituras!