Revista Vento e Água – Feng Shui Lifestyle | nº5 – Maio, 2018

A entrada principal é extremamente importante em Feng Shui uma vez que é neste espaço que a energia que vem do exterior é absorvida e transformada no alimento que permeia toda a casa, e por conseguinte os seus habitantes. Funciona como uma especie de portal energético para o nosso mundo interior.

Quando uma casa é alimentada com um Chi saudável – Energia Vital ou Prana – os habitantes experimentam níveis mais altos de bem-estar. Se a casa é alimentada, à partida, com uma energia bloqueada ou insuficiente, é possível que os habitantes naturalmente sintam que as oportunidades não vêm tão facilmente. 

E uma vez que a energia exterior influencia em 70% o Feng Shui de uma casa, deve ser considerada a entrada tanto dentro como fora de casa.

Portanto o 1º passo é sugerir a criação de um Ming Tang do lado de fora da porta ou edifício, sempre que possível – isto porque a vivência nas cidades alterou bastaste estes conceitos. Em todo o caso a ideia é criar uma área vibrante, limpa e acolhedora que eleve e energize o Chi no exterior ainda antes dele entrar em casa. Ming Tang é um conceito que surgiu nos Palácios dos Imperadores em que a entrada era um lugar de poder, o que faz todo o sentido uma vez que a entrada simboliza a 1ª impressão que damos aos outros.

Se o teu espaço exterior é limitado, um bom tapete e um vaso com uma planta saudável e vibrante podem fazer toda a diferença.

O 2º passo é teres certeza de que a tua Porta funciona em perfeitas condições. Verifica que abre facilmente, que as dobradiças estão bem oleadas e evita obstáculos ou móveis grandes por trás da porta. Uma porta bloqueada ou estragada pode significar simbolicamente oportunidades bloqueadas.

Quando a tua Porta de entrada é forte, possui com toda a certeza uma energia protetora muito poderosa.

Antigamente as portas tinham inclusivamente animais de poder nos puxadores e não é por acaso, é porque na verdade eles simbolizam poder e proteção.

E o 3º passo é finalmente dentro de casa. Procura criar um espaço de entrada (hall) forte e acolhedor para conter uma boa energia. Boa iluminação é fundamental. Deves evitar ter na tua entrada uma energia desorganizada, pois se confusão e contas para pagar é a primeira coisa que vês quando chegas a casa, é possível que seja isso que atraias para a tua vida.

É muito importante teres uma entrada principal que seja capaz de acolher e direcionar o fluxo de energia para dentro da tua casa para que este te alimente positivamente, em vez de enfraquecer a tua energia.

Simbolicamente a entrada significa a 1ª impressão que damos não só aos outros, mas principalmente a nós próprios. Por isso procura cultivar na tua entrada uma energia amorosa, que te dê as boas vindas, que te acolha e que te faça sentir abraçada/o quando regressas ao teu ninho. 

Afinal, como é que gostarias de ser recebida/o quando chegas a casa?

Artigo para a revista Vento e Água, Feng Shui Lifestyle nº5

Esta é uma revista da qual sou co-fundadora e surgiu com o objectivo de expandir a arte do Feng Shui em Portugal. Está disponível para ser enviada por correio ou em pdf num pack com todas as edições editadas até ao momento. Fala connosco!

Boas leituras!