Caminho de Santiago Com o Apoio do Ambiente Envolvente

“A inspiração que procuras já está dentro de ti.”
– Rumi

Cheguei ontem do Caminho a Santiago de Compostela e como ainda estou a fervilhar de reflexões, gostaria de partilha-las contigo.

Para mim é fundamental parar de vez em quando para encontrar inspiração a cada espiral da minha vida. De qualquer forma não acho absolutamente necessário fazer-se um retiro ou peregrinação para encontrarmos a nossa verdade interior, sou de opinião que podemos faze-lo no nosso dia-a-dia, e na nossa casa… mas neste momento “O Caminho” foi o que a minha alma me pediu e assim o fiz.

Pelo “Caminho” encontrei muitas de pessoas de inúmeras nacionalidades e idades, cada uma com o seu propósito neste caminhar. Adoro esta diversidade! Ou caminhavam para viver uma grande aventura, para pagar uma promessa, por motivos desportivos, de saúde, ou, como no meu caso, de encontro espiritual. Para mim “O Caminho” funcionou mais ou menos como uma espécie de meditação em andamento sobre a minha vida.

Mas uma das coisas que reparei é que, ao longo do “Caminho”, o que mais contribuiu para a minha motivação e estado de espírito foi sem dúvida, adivinhem: O AMBIENTE ENVOLVENTE.

Se houvessem estradas de betão, ruído ou retas intermináveis a minha motivação decaia e parecia que não conseguia dar nem mais um passo. Mas se houvessem árvores, água ou caminhos de terra sinuosos o meu estado de espírito elevava. O contacto com estes elementos permitiu-me ir curando as dores do caminho e renascer mais forte a cada etapa. A conexão com o todo fazia-se assim de forma natural com o apoio do ambiente à minha volta. Através deste caminho eu pude viver a cada momento mudanças em mim de acordo com o sitio onde passava, levando-me a ter uma percepção muito imediata da importância dos conceitos ancestrais do Feng Shui na minha vida diária.

O Feng Shui dá-nos precisamente a possibilidade de criarmos um espaço que nos motiva e eleva de forma positiva.

Chegar ao final do “Caminho” foi acima de tudo uma sensação de superação e de que posso ir muito mais além do que eu imaginava conseguir, e que o ambiente envolvente contribui para isto de forma muito evidente e imediata. Mas como diz Paulo Coelho, Santigo não é o final do caminho, é apenas o principio.

Se te identificas com o meu trabalho fica a conhecer como é que eu te posso apoiar.