Os espelhos são objetos poderosos que, para além de aumentarem visualmente um espaço e acelerarem a energia, podem também ser usados para potenciar objetos com boas vibrações ou aspetos das nossas vidas que queremos multiplicar.

Contudo, mais do que os usarmos indiscriminadamente como “curas” de Feng Shui, é necessário entendermos como age o fluxo de energia através deste material poderoso para sabermos onde e como podem ser colocados em nossas casas.

Devido às suas características os espelhos refletem e ampliam a realidade à nossa volta. Não é por acaso que muitos trabalhos de desenvolvimento interior – nomeadamente o espantoso trabalho da Louise Hay, entre outros – nos fazem propostas de auto-transformação em frente a um espelho. Isto acontece precisamente porque o espelho, com a sua capacidade de reflexão, devolve-nos as sensações que emanamos potenciando o nosso trabalho de auto-cura. Ele faz-nos ficar imediatamente conscientes sobre o que estamos a resistir ou a permitir na nossa energia, e devolve-nos a imagem sobre o que precisamos de mudar se quisermos de facto transformar a nossa realidade.

Portanto nos espaços passa-se precisamente a mesma coisa, ou seja, os espelhos vão refletir ou amplificar a energia de todo o ambiente, objetos e pessoas que o habitam.

Será que os espelhos que tem em sua casa refletem o seu corpo inteiro, ou cortam-lhe algum aspeto do seu corpo? Será que estão partidos ou são fragmentados? Será que lhe devolvem imagens nubladas ou deformadas? Será que são antigos e carregam uma história? E o que é que tudo isto diz sobre a sua vida? 

Por outro lado, em Feng Shui os espelhos estão associados às propriedades do elemento Água e como tal têm uma grande capacidade de guardar memórias. Na prática isto quer dizer que tudo o que por eles é refletido fica gravado na sua energia e é refletido de volta para os nossos espaços. Daí ser importante limparmos energeticamente as nossas casas numa base regular.

Os espelhos são ainda poderosos aceleradores de energia o que, dependendo do sitio onde estão colocados, podem prejudicar ou beneficiar o fluxo de energia de uma habitação. Sobre isto darei de seguida algumas sugestões.

CUIDADOS A TER COM OS ESPELHOS

Cama, portas e janelas

É mais do que sabido que um espelho em frente a uma cama pode prejudicar o sono dos habitantes mais sensíveis. Passamos em média 8 horas a dormir e é durante o sono que repomos as nossas energias. O nosso corpo e espírito ficam mais vulneráveis e mais expostos. Uma vez que os espelhos aceleram a energia, naturalmente ter um espelho em frente à cama é como ter uma auto-estrada de energia a passar sobre nós durante o sono, o que certamente nos deixa exaustos e nos dificulta a recuperação de forma muito subtil. Nos quartos o ideal é que os seus espelhos fiquem dentro de um armário ou longe da sua cama, de preferência que não se veja refletido/a durante o sono. Quando não há outra solução pode sempre cobrir o espelho, o que pode ser feito de forma criativa, por exemplo por meio de autocolantes, electroestáticos ou cortinas.

Por outro lado, um espelho em frente a uma porta ou janela vai refletir o chi de volta para trás, ou seja, a energia que deveria entrar e permear toda a casa ou divisão, e por conseguinte os seus habitantes, é nestes casos expulsa minimizando a possibilidade de preencher de vitalidade o ambiente em questão. Neste caso o melhor será retirar.

Locais escuros, cortantes ou degradados

Espelhos em locais que refletem cantos escuros, tralha, esquinas de móveis ou da própria estrutura da casa certamente estão a duplicar e a trazer para dentro de portas uma energia menos favorável. Nestes casos o espelho duplica a confusão, a falta de clareza, podendo mesmo “cortar” determinada energia na sua casa e na sua vida, dependendo do que está a refletir ou em função do baguá, da divisão e da localização. Numa determinada consulta que fiz a uma mulher solteira observei um espelho que refletia a esquina de uma parede cuja imagem cortava literalmente a cama de casal ao meio na área dos relacionamentos da sua casa, a sugestão neste caso foi retirar o espelho.

Segurança

Não é por acaso que em algumas caixas multibanco existe um espelho para que possamos ver o que se passa atrás de nós, uma vez que nestas ocasiões estamos geralmente de costas para o movimento. Nestes casos o espelho permite-nos precisamente ter controlo sobre o que  acontece nas nossas costas fazendo com que nos sintamos mais seguros. Estarmos em controlo visual sobre tudo o que se passa nos nossos ambientes é uma das premissas fundamentais em feng shui para que nos sintamos seguros e poderosos nos espaços que habitamos. Nas nossas casas ou espaços de trabalho, caso nos sintamos vulneráveis por estarmos impossibilitados de ver o que se passa nas nossas costas, e sem que haja outra solução, colocar um pequeno espelho que nos permita ver o que se passa atrás de nós é uma correção simples e que podemos aplicar, por exemplo num espaço de trabalho em open space ou numa divisão onde não conseguimos ver a porta de entrada. Se em algum dos casos não puder por um espelho, um objeto espelhado poderá cumprir a mesma função.

Para aumentar as boas energias

Os espelhos podem ser colocados estrategicamente num espaço mais pequeno aumentando-o, ou usados para potenciar o que queremos aumentar nas nossas vidas, como por exemplo em frente a uma mesa de refeições simbolizando o convívio, a união e a família, ou refletindo um cesto de frutas frescas simbolizando abundância. 

Cada caso é sempre um caso e a análise de cada casa depende sempre de muitos fatores não podendo ser dissociada dos seus habitantes e do momento da vida em que estão. Será sempre preciso fazer uma análise detalhada tendo em conta a vibração da pessoa, do espaço ou do que se pretende potenciar, por isso pode valer a pena solicitar uma consulta personalizada com um especialista.

Artigo para revista Vento e Água, Feng Shui Lifestyle nº13

Esta é uma revista da qual sou co-fundadora e surgiu com o objectivo de expandir a arte do Feng Shui em Portugal. Está disponível para ser enviada por correio ou em pdf num pack com todas as edições editadas até ao momento. Fala connosco!

Boas leituras!