Se andas no caminho do teu desenvolvimento e o Feng Shui já despertou o teu interesse, é muito provável que já te tenhas deparado com algumas regras que te deixaram confusa. Devo dizer-te que, na minha opinião, Feng Shui é ao mesmo tempo uma ciência e uma arte que nos ajuda a criar ambientes que propiciam o nosso florescimento. Portanto 50% é lógica e 50% é intuição e por isso eu não sigo todas as regras.
Na minha base de estudo em Feng Shui estão as estrelas voadoras e a geobiologia em que tive de aprender chinês e uma metodologia complexa. Neste aspeto o Feng Shui assemelha-se a uma ciência pois todos estes conhecimentos milenares ajudam-nos a estudar e a compreender profundamente o fluxo da energia com uma base cientifica fidedigna.
Mas como disse o Feng Shui também é uma arte. E sendo eu uma pessoa que trabalho com energia e acredito no poder de transformação do desenvolvimento humano, rápidamente percebi que teria de alinhar todas estas técnicas milenares com a minha própria verdade e com a arte de te empoderar.
Existem de facto várias abordagens de Feng Shui e, embora eu já tenha praticado quase todas, optei por trabalhar com as que ressoam comigo. Por vezes perguntam-me sobre qual é a abordagem errada e qual é a correta. Pois bem, na minha opinião todas estão corretas, são apenas formas diferentes de chegar às mesmas conclusões, embora à luz das nossas mentes racionais possam aparentemente colidir.
Eu própria já mudei de casa à procura da transformação e acabei com a mesma energia que tinha nas casas anteriores. Mas também já fiz escolhas intuitivas para as minhas casas que mais tarde comprovei – através de cálculos rigorosos – que as coisas estavam exatamente no sitio onde tinham de estar.
Da minha experiência uma coisa eu tenho a certeza: tu estás extamente na casa onde tens de estar para percorreres o teu caminho. Por isso o ideal é conectares com o teu espaço a partir do coração. Às vezes o que parece ser quebrar as regras pode ser apenas a tua alma a falar, por isso vou revelar-te aquilo em que eu acredito:
Proibições e medos não são bom Feng Shui. O Feng Shui deve servir sim para criar um ambiente acolhedor, seguro e que potencia os teus sonhos.
Respeita o mais possivel a tua energia e os teus ciclos naturais. Se há dias em que não tens vontade de arrumar a casa não arrumes. Se isso acontecer, não te culpes! É preferivel deixares as tarefas domésticas para uma altura em que estejas mais disponível e que o possas fazer com maior alegria.
Se há “amuletos” que não ressoam contigo não os coloques em tua casa. A harmonização do teu espaço deve ser feita com base na compreensão da tua energia em sintonia com o teu espaço e com momento em que estás. Cria as tuas próprias hamonizações com base no que realmente ressoa com a tua alma.