Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

É possível que já tenhas ouvido falar na metodologia montessoriana desenvolvida pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori. Este método tem como principal objetivo estimular o crescimento da criança de maneira autónoma, permitindo que ela tenha liberdade de escolha e decisão, com limites naturalmente.

Mas o que é que isto tem a ver com móveis e feng shui?

Inspirada neste método, a dinâmica dos quartos para crianças foi repensada e recriada dando origem aos chamados quartos montessorianos.

Nos quartos montessorianos toda a disposição é feita com elementos lúdicos, organizadores de brinquedos, nichos ou porta livros que estimulam a imaginação, organização e criatividade dos pequenos. Os móveis e a cama são baixos, proporcionais à criança, para que ela possa crescer de forma autónoma. A variação da textura dos brinquedos e dos elementos que compõe o quarto também favorece o seu desenvolvimento.

Um dos pontos fortes do quarto montessoriano é o espelho de parede, o qual deve ficar na horizontal para que a criança aprenda a reconhecer e a valorizar a sua auto imagem desde pequena.

Acho extraordinários estes conceitos que muito se enquadram com o feng shui e com o desenvolvimento humano. Contudo há algumas recomendações de feng shui que gostaria de acrescentar:

  1. Não recomendo, por exemplo, que o colchão fique diretamente no chão, e sim sobre um estrado, para evitar a criação de humidade e a proliferação de fungos.
  2. O espelho de parede é muitas vezes sugerido que seja colocado junto à cama, o que também não recomendo pois, de acordo com o feng shui, pode dificultar o sono ou agitar muito a criança. É importante referir também que este objeto deve ser em acrílico e deve estar bem fixo à parede para não oferecer riscos.
  3. De uma forma geral é bom dar preferência a móveis fixos para não correr o risco de que eles caiam sobre a criança.
  4. Outro cuidado a ter em conta é naturalmente com a higiene do chão, uma vez que este será o hábitat natural da criança. O ideal será evitar os sapatos dentro de casa, principalmente dentro deste quarto.
  5. A posição dos móveis também é importante em relação ao fluxo energético do espaço e à data de nascimento da criança, mas neste caso só é possível sugerir caso-a-caso. 

É possível juntar os conceitos de Feng Shui com a filosofia Montessori ou outros conceitos de desenvolvimento pessoal para criar um quarto que colabora com a criatividade, auto-estima e desenvolvimento das crianças e promove o bem-estar dos teus filhos. Se precisas de ajuda, fala comigo.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme
Background pattern