Revista Vento e Água – Feng Shui Lifestyle | nº1 – Outubro, 2017

 

O José é o companheiro da Sónia e mudou-se há já alguns anos para a casa dela. Eles são um casal fantástico e muito conscientes sobre a sua evolução pessoal. No entanto o José queixava-se de se sentir excluído e de continuar a tentar encaixar-se neste espaço… há mais de 4 anos, e não percebia porquê. O único roupeiro livre para as roupas do José ficava fora do quarto de casal, na outra ponta do corredor da casa. O quarto do casal ficava na energia do futuro e o roupeiro na energia do passado, segundo o baguá.

A Joana é designer e é uma criativa extraordinária, mas queixa-se de nunca conseguir ter a casa organizada. O seu problema é que não conseguia focar-se para concretizar todas as suas ideias brilhantes. Sentia-se culpada porque ouviu dizer que bom Feng Shui é ter a casa sempre arrumada, e não sabia que a sua desordem podia revelar o seu potencial.

A casa do Sérgio são 2 andares unidos, o esquerdo e o direito de um 5º andar. Por isso o centro da sua casa fica fora do apartamento, onde estão os elevadores do prédio. Para além disso o estudo de Feng Shui da sua casa indicava que o quarto onde dormia ficava numa energia que potenciava o declínio. Ele sentia-se confuso, sem energia, sempre à procura do seu equilíbrio.

Estes são só alguns exemplos de histórias que eu pude ajudar a refazer e a criar ligações de entendimento através do Feng Shui**.

Como vês, o Feng Shui é muito mais do que apenas orientação de móveis, e para que haja uma desmistificação do que é na verdade Feng Shui deixo-vos com os mitos mais comuns associados a esta arte:

Mito 1 – O Feng Shui é decoração de interiores.

O Feng Shui não é decoração de interiores. A decoração de interiores uma ferramenta que ajuda na organização estética de um espaço e, quando aplicada em Feng Shui, é feita com base num estudo prévio sobre as energias do espaço e dos seus habitantes.

Mito 2 – O Feng Shui muda o destino e a sorte.

Não. O Feng Shui vai ajudar-nos sim a entender de que forma estamos a ser influenciados pela energia de um determinados espaço, dando sugestões sobre onde e como nos posicionar para obtermos um maior bem-estar e equilíbrio. Por outro lado, através do Feng Shui, podemos ganhar conhecimento, consciência e poder para entender e transformar as nossas vidas.

Mito 3 – Ter tudo arrumado e organizado traz uma vida equilibrada e feliz.

Feng Shui não se trata de arrumação. Tal como a decoração de interiores, a arrumação é apenas mais uma ferramenta que, quando usada isoladamente, nada tem a ver com Feng Shui. Contudo a arrumação e a organização aplicadas em sintonia com esta disciplina podem ajudar-nos a ganhar clareza e eficiência nas nossas vidas.

Mito 4 – Há abordagens de Feng Shui verdadeiras e outras falsas.

Há diferentes abordagens de Feng Shui, o que não quer dizer que umas sejam verdadeiras e outras falsas. Assim como há várias vertentes de Yoga ou de Reiki, há também várias vertentes de Feng Shui. Eu pessoalmente trabalho com as 2 vertentes que para mim se complementam – o Feng Shui Clássico que avalia a energia astrológica da casa, e o Feng Shui Intuitivo/Simbólico que me permite entender as pessoas que habitam na casa de uma forma mais profunda e assim ajuda-las no seu auto-conhecimento.

Como vês a tua casa têm uma grande importância na tua vida, e através do Feng Shui podes compreender melhor a tua energia e assim agir com mais clareza sobre a tua história.

Eu acredito que não atraímos as nossas casas por acaso, e que em cada espaço somos convidados a fazer determinada aprendizagem. E isto para mim é um facto que se comprova a cada consulta que faço.

Uma coisa é certa, Feng Shui não é um conjunto de receitas instantâneas, pois cada casa e cada habitante têm uma energia própria com necessidades e objetivos particulares em determinado momento da sua vida e uma utilização incorreta das técnicas de Feng Shui poderá ser o equivalente a tomar medicamentos por conta-própria.

Artigo para a revista Vento e Água, Feng Shui Lifestyle nº1

Esta é uma revista da qual sou co-fundadora e surgiu com o objectivo de expandir a arte do Feng Shui em Portugal. Está disponível para ser enviada por correio ou em pdf num pack com todas as edições editadas até ao momento. Fala connosco!

Boas leituras!