O Natal é uma data que promete magia, alegria e boas vibrações, mas na verdade o fluxo de energia que se vive nesta fase pode por vezes ser responsável por grandes alterações no humor das pessoas.

Muitas vezes perdemo-nos com os preparativos ou com os conflitos interiores e familiares, e esquecemo-nos do propósito maior desta época e do porquê de ser tão especial.

Nesta fase vivemos o Yule (a partir de 21 de Dezembro), de acordo com a tradição Celta da roda do ano. É um tempo que convida ao silêncio e à contemplação da nossa luz interior, que ainda não se vê, mas que nos dá esperança e fé no poder da vida.

Seja qual for a ideologia religiosa ou espiritual este é um momento propício para reflexões e orações e para celebrar a luz interior em espírito de partilha e doação. É sobretudo o momento do ano em que nos reencontramos com as nossas esperanças sabendo que, tal como a terra adormecida promete em breve voltar à vida, também a nossa energia promete expandir.

E uma vez que o exterior reflete o interior e vice-versa faz sentido que, ao criares um ambiente mais harmonioso durante esta quadra, estás a contribuir para te harmonizares também internamente. 

Preparei algumas sugestões especiais para melhorares a energia do teu ambiente durante esta época.

 

Entrada

A entrada é a primeira impressão que temos quando chegamos a uma casa. A porta é o portal de acesso ao nosso mundo interior. Dá as boas vindas às boas energias desta quadra decorando a tua porta de entrada com uma guirlanda, uma planta ou uma decoração simples e criativa alusiva à época.

 

Janelas

As janelas representam a nossa visão para o mundo, por isso o ideal é aproveitar este tempo de esperança para limpá-las simbolicamente. Podes emoldurá-las ou iluminá-las, mas evita bloquear a vista para o exterior. Aproveita o parapeito para colocares uma vela ou algo que simbolize um desejo teu.

 

Árvore de Natal

A árvore de Natal é um símbolo desta época, mas de uma forma geral, as árvores simbolizam família e verticalidade, unindo a Terra ao Céu. 

De acordo com o feng shui os locais ideais para colocar a árvore de Natal poderão ser o Este (setor 3), Sudeste (setor 4), Sul (setor 9) ou Nordeste (setor 8) – vê como colocar o baguá aqui. Mas o que acontece na realidade é que a disposição das nossas casas muitas vezes não o permite, e por isso raramente conseguimos colocar a árvore na orientação cardeal mais favorável. Por isso o melhor mesmo é libertar a ideia e escolher um cantinho especial ou a sala, sendo esta última o espaço de encontro da família por excelência.

Os enfeites da árvore simbolizam os desejos para a nossa vida e as luzes representam a luz que ilumina o nosso caminho. Enfeita a tua árvore mantendo presente esta simbologia.

 

Prendas

Podes criar os teus embrulhos personalizados usando materiais reciclados ou recolhidos na Natureza, ou ainda aproveitar a simbologia das cores para embrulhares os teus presentes. Em todo o caso visualiza as tuas intenções para cada oferenda.

Vermelho: paixão
Rosa: amor
Amarelo: alegria
Branco: paz
Verde: saúde
Dourado: riqueza
Prateado: brilho
Azul: harmonia
Laranja: vitalidade

 

Mesa

A mesa é símbolo de família e reunião, onde todos se encontram. Aqui o fluxo de energia deve ser harmonizado, idealmente com os 5 elementos, cada um com as suas propriedades individuais de cura, e todos juntos equilibrando o todo.

As flores naturais são sempre excelentes fontes de boa energia trazendo o elemento árvore para a mesa. Podes misturar com ervas tais como o manjericão ou o alecrim com reconhecidas propriedades de proteção e purificação de ambientes.

Coloca uma fruteira com laranjas, uvas, romãs, castanhas ou outras frutas da época que simbolizam fartura e inspiram o elemento terra.

As velas do elemento fogo são fundamentais em qualquer decoração de Natal. Não só são uma fonte de luz como também unificam a energia, simbolizam esperança, inspiram desejos e aquecem a alma.

Velas flutuantes podem ajudar a trazer o elemento água à nossa mesa, usado desde a antiguidade pelas suas propriedades de limpeza e purificação.

Por fim o elemento metal pode ser introduzido na mesa através de decorações ou toalhas brancas, douradas ou prateadas, conferindo algum equilíbrio ao excesso da energia fogo, natural nesta quadra.

 

Consciência Ambiental

Opta por uma solução diferente e mais amiga do Planeta para decorares a tua árvore de Natal.

Escolhe um galho caído na natureza que depois podes devolver à Terra, ou constrói a tua própria árvore criativa a partir de cartão reciclado, madeiras ou tecido. Se tiveres um jardim, porque não plantar o teu pinheiro e replantá-lo no ano novo com as tuas intenções?!

Depois da alegria das prendas não te esqueças de fazer a separação entre o papel de embrulho, cartão, sacos ou fitas e coloca tudo no seu respetivo ecoponto.

Aproveita esta quadra e doa alguns objetos ou brinquedos sem uso. Não só estás a criar espaço para o novo, como também estás a fazer outra família feliz.

Com tudo pronto permite-te estar presente e desfrutar o momento.

Visualiza esta bela imagem, mentaliza os teus desejos e tem um natal repleto de brilho e magia! 

Se ainda não sabes o que vais oferecer no Natal visita a minha loja online onde encontras produtos inspiradores, criados com a minha assinatura, que ajudam a transformar casas e vidas com design exclusivo e feng shui >>

Vê mais detalhes sobre o Oráculo Terra ou Agenda Feng Shui 2020.

2 Comments

  • Maria Moreira Posted 15-12-2019 23:32

    Obrigada. Tudo de bom. Bom Natal. Beijinhos

    • Mónica Araújo Posted 16-12-2019 09:37

      Grata Maria 🙂 Muitas bênçãos para si. Beijinhos*

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme
Background pattern